O INPI, em parceria com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), criou o curso geral de Propriedade Intelectual à distância, com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre PI e atender à demanda crescente por informação na área no Brasil. O lançamento oficial será na sexta-feira, dia 2 de dezembro, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, localizada à Rua da Candelária, 09 – Centro.
O evento contará com a participação do presidente do INPI, Jorge Avila, e da vice-diretora do escritório para a América Latina e Caribe da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Maria Beatriz Amorim Borher. Para fazer a sua inscrição no evento, clique aqui.
A primeira edição do curso – aberta para todos os interessados – será em março de 2012 e terá como tutores especialistas do INPI e do Ministério da Cultura. Não será necessário pré-requisito para a inscrição, que poderá ser feita com até dois meses de antecedência na página do INPI ou da OMPI. Os alunos contarão com acompanhamento pedagógico e um fórum para tirar dúvidas e promover discussões. Todo o material didático estará disponibilizado on-line. O curso terá uma edição por semestre.
As aulas serão customizadas para a realidade brasileira, e divididas em módulos que abordarão: a legislação brasileira sobre PI, exemplos nacionais, marcas, patentes, desenho industrial, indicação geográfica, programas de computador, informação tecnológica e contratos de tecnologia.
Segundo a chefe da Divisão de Tecnologia Educacional do INPI (DITED), Maria Helena Hatschbach, o curso permitirá acesso ao conhecimento sobre PI por qualquer pessoa em qualquer parte do país.